What-is-inbound-marketing-san-francisco-tag-cloud

INBOUND MARKETING: O MARKETING QUE AS PESSOAS AMAM

O Imbound Marketing pode muitas vezes ser chamado de “Marketing que as pessoas amam”, pois tem como foco a atração de um público-alvo segmentado através de conteúdo de qualidade para as pessoas certas e no momento certo.

Tal técnica já é muito utilizada no Brasil. O Hubspot realizou um estudo sobre o Inbound Marketing no país. O resultado obtido prova que a estratégia de marketing está se tornando muito mais conhecido no Brasil e, atualmente, 58% das empresas estão usando algum elemento de Inbound Marketing, porém, muitas vezes, não a metodologia completa. Em relação a América do Norte, o estudo mostra que ainda estamos para trás, pois 84% das empresas utilizam Inbound.

O objetivo deste relatório é entender a situação atual no Brasil em termos da adoção do Inbound Marketing nas empresas brasileiras. Foram ouvidas 1mil e 33 pessoas das cinco regiões brasileiras.

O relatório provou que os profissionais que utilizam o Inbound Marketing conseguem resultados muito mais satisfatórios para sua empresa. Vejamos:

  • Custo do Lead menor: O relatório mostrou definitivamente que empresas de todos os tamanhos e de todas as indústrias obtiveram um lead por um custo menor. Utilizando o Inbound Marketing é 47% mais barato o custo dos Leads.
  • Orçamento para marketing por tamanho da empresa: O estudo mostrou que 70% das empresas com menos de 25 funcionários pretendem gastar menos de R$100 Mil reais e 54% menos de $25 Mil. Isso revela que há uma grande oportunidade para as empresas pequenas e médias de praticar o marketing de forma mais eficiente através da adoção das práticas de Inbound Marketing. Embora o tempo para obter resultados pode ser mais longo, os retornos são constantes e de menor custo. Já com o Outbound, você precisa de muito dinheiro para jogar nesse jogo.
  • As empresas que geram leads com Inbound demonstram que o Retorno sobre o Investimento (ROI) é maior: Em resumo, empresas que utilizam Inbound para gerar leads possuem uma probabilidade de ROI positiva, chegando a ser 60% maior do que aquelas que usam Outbound.

 

Como funciona o Inbound Marketing? 

No Imbound Marketing, a venda acontecem de forma involuntária, praticamente automática e os resultados são extremamente relevantes.Primeiro você deve criar conteúdo e gerar valor, ajudar as pessoas a resolverem os problemas baseados no seu nicho de mercado.

Após isso o foco é capturar o contato e gerar credibilidade, depois entra a fase de fechar, onde seu visitante se transforma em cliente. Por fim, a fase de encantar para transformar esse cliente em um eterno comprador.

Vejamos o funil Inbound:

Inbound Marketing

Saiba quais são os principais meios utilizados para a prática do Inbound Marketing:
1.E-mail: O e-mail é a base da comunicação de qualquer negócio. Um bom e-mail marketing é a base de toda a estrutura, fornecendo um terreno fértil para o crescimento.
2. SEO: O processo de pesquisa por um produto ou serviço é comum entre a maioria dos usuários na internet atualmente. Não estar posicionado nos buscadores significa perder leads diariamente.
3. Mídias Sociais: As mídias sociais como facebook, twitter, youtube podem ser decisivas em uma estratégia Inbound. O importante é gerar comunicação, conteúdo de qualidade e relacionamento com os clientes e prospectos.
4. Blog: São os blogs os responsáveis por fazer um leitor continuar acessando seu conteúdo. Ao conquistar seu leitor com conteúdo, futuramente, esta pessoas poderá se transformar em um cliente.

 

Qual profissional está apto a realizar o serviço? 
Qualquer profissional do Marketing Digital que entenda a importância do conteúdo. E se este mesmo profissional souber usar estratégias de relacionamento para gerar credibilidade. Um exemplo na área do Marketing Digital que trabalha com o Inbound é o Érico Rocha, todos os dias tem vídeo novo no Youtube para ensinar e interagir com a audiência, claramente ele está usando Inbound Marketing e os resultados dele só crescem.

 

Quanto a empresa deve investir no Inbound Marketing?

Hoje existem iniciativas de empresas gigantescas como a Coca-Cola investindo em Inbound Marketing. O valor vai depender do tamanho da empresa. Mas estamos falando de um novo modelo de marketing, que deve ser testado, aplicado e melhorado cada vez mais. Comece com investimento pequeno e cresça rapidamente conforme seu capital de giro aumentar.

 

Diferença entre o Inbound Marketing e Outbound Marketing

Outbound Marketing é o marketing tradicional, que tenta promover, empurrar e vender produtos e serviços através de anúncios, banners e publicidade intrusiva. Normalmente as pessoas não gostam desse modelo.

Já o Inbound é destinado a um público seleto, gera interação, foca no conteúdo ao invés de focar na propaganda e portanto as pessoas gostam e estão mais dispostas a comprar de empresas ou empreendedores que utilizam esse conceito.

Comentários

Comentários