Aplicativo-Qipu

SEBRAE E BUSCAPÉ LANÇAM APLICATIVO DE GESTÃO FINANCEIRA E FISCAL DO MEI

O Brasil possui hoje cerca de 5 milhões de Microempreendedores Individuais (MEIs). Mas, de acordo com o Sebrae, nem sempre é fácil controlar as contas e se manter em dia com as obrigações legais e benefícios do MEI.

Para facilitar a vida do MEI, O Sebrae em parceria com o Buscapé Company lançou o aplicativo Qipu. A ferramenta ajuda o MEI a controlar suas vendas, despesas e na gestão do negócio. O aplicativo é gratuito e está disponível para AndroidiOSWindows Phone e versão web.

A ferramenta possui mais de 40 notificações inteligentes. Com ele, o MEI controla suas vendas e despesas para agilizar a declaração anual; recebe lembretes das datas de pagamento do carnê do MEI (DAS); é avisado sempre que conquistar novos benefícios (auxílio-doença, aposentadoria, etc.); e, tem acesso a dicas para melhorar ainda mais o seu negócio.

Um dos grandes benefícios é a possibilidade de emitir notas fiscais e recibos eletrônicos a qualquer hora e de qualquer lugar, já que o Qipu faz integração com a Secretária da Fazenda e as prefeituras.

Para usar o aplicativo é preciso ter em mãos o número do CNPJ, logo após de se cadastrar. O acesso ao app pode ser feito com o usuário e senha do Facebook ou do Google. Os dados colocados no app ficarão armazenados na nuvem para que o usuário possa acessá-los de qualquer computador, tablet ou smartphone.

“Os microempreendedores ainda não contavam com uma ferramenta amigável e gratuita para organizar a movimentação e para lembrá-los das obrigações, como o Documento de Arrecadação do Simples Nacional (DAS) e a declaração anual”, assinala o presidente do Sebrae Nacional, Luiz Barretto.

 

Veja a seguir, um vídeo sobre esta nova ferramenta:

 

Sobre o MEI

É o microempreendedor indidivual que tem faturamento bruto de até 60 mil reais por ano. Ele não pode ter participação em outro negócio como sócio ou titular.

A obrigação tributária é simplificada: apenas deve pagar uma guia mensal, o DAS, que varia de R$ 40,40 a R$ 45,40, dependendo da área de atuação (indústria, comércio ou serviço). O MEI se enquadra no Simples Nacional e é isento do pagamento dos tributos federais (Imposto de Renda, PIS, Cofins, IPI e CSLL). Além da guia mensal, a única outra obrigação é a entrega da declaração anual.

Comentários

Comentários