Obesidade Cerebral1

OBESIDADE CEREBRAL: SABER MUITO E PRATICAR POUCO

Aos empreendedores que estão estudando muito, planejando seu negócio há meses, lendo livros e mais livros, estudando mais um pouco, eu digo: Cuidado com a obesidade cerebral!

Não que seja errado estudar, planejar e ler livros. Eu mesmo faço tudo isso e tenho meus horários para realizá-lo. Porém, muitas pessoas desanimam antes da hora por adquirirem tanto conhecimento e não conseguir colocá-lo em prática. Uma frase citada por Steve Jobs em 2005 no seu famoso discurso para os formandos da Universidade de Stanford, Califórnia, nos EUA, diz “stay hungry stay foolish” ou “Continuem famintos, continuem tolos”. Com essa citação que o inspirou a pensar diferente quando era jovem, Jobs esclareceu que não é necessário ser um expert em tecnologia ou qualquer outro ramo para começar algo e se sentir inibido. Você precisa fazer e continuar fazendo sempre, faminto para ir além.

Chega um determinado momento que algumas pessoas percebem isso e param de ficar lendo, se levantam e começam a fazer. Outras precisam de um empurrão e uma grande parte desiste por não saber como fazer, mesmo tendo estudado tanto. Estes estão com obesidade cerebral, adquiriram muito conhecimento técnico, mas não colocaram em prática.

Isso já aconteceu comigo. O sentimento é que você entrou em curto circuito, travou e você sente muita insegurança. Você começa a duvidar que as pessoas que você admira conseguiram. Então você pensa: “mas estou seguindo os passos delas, e aí”? Este é o diagnóstico.

O que você pode fazer caso esteja sentindo isso é muito simples. Hoje mesmo, você deve colocar algo que você estudou em prática. Sem medo! A missão é executar uma ação. Você precisa praticar alguma ação agora! Não tenha medo de errar, pois você irá errar e isso fará parte do seu sucesso. Quem pratica esporte radical, skate, por exemplo, precisa cair para entender o que fez de errado e assim se aperfeiçoar e fazer melhor. Entretanto, erre rápido, aprenda rápido e continue fazendo. Você não quer ficar caindo toda hora. Não espere por mais nada. Apenas faça acontecer.

Se você um dia tiver a oportunidade de analisar o comportamento empreendedor de vários gurus do sucesso de negócios verá que eles têm em comum o famoso TBC – Tirar a Bunda da Cadeira. Parece engraçado, mas isso é muito sério. Levante-se e realize, tome uma ação. Steven Blank, autor do best seller “Do sonho à realização em 4 passos” disse: “Saia do prédio e vá falar com seus clientes”. Essa é a ideia.

Portanto, se você ou alguém próximo apresentar os sintomas da obesidade cerebral, lembre-se: realize alguma ação! A cura é quase instantânea.

Empreenda Ideias – www.empreendaideias.com.br

Comentários

Comentários